Definir sobre o que será a convenção é um dos principais passos para que ela tenha sucesso com os colaboradores
Uma convenção de vendas é um evento muito importante na agenda das empresas. Ela tem como objetivo promover a integração dos colaboradores em um mesmo local, ou em vários quando a atividade for no formato híbrido entre o presencial e online. Dá para dizer que é uma grande reunião que envolve uma série de atividades, tanto técnicas quanto motivacionais e até descontraídas.
As convenções de vendas precisam abordar diversos tópicos. É importante falar sobre os números do ano, se as metas foram ou não batidas, os motivos do sucesso ou da falta dele e estabelecer as novas metas para o próximo período.
Para realizar uma convenção de vendas é necessário seguir algumas dicas, como as que o palestrante de vendas Diego Maia dá nesse artigo. Entre elas é fundamental ser organizado, buscar um local adequado, saber o que será passado para os colaboradores, utilizar as ferramentas corretas e organizar as atividades.
E um ponto muito importante é definir o tema da convenção de vendas. Existem diversas possibilidades, desde trabalhar técnicas, o futuro do negócio, motivação da equipe, entre outras. Nesse artigo separamos 10 temas para você pensar na sua convenção de vendas. Confira.
1 - Orgulho de ser…
Esse tema é um clássico para convenções corporativas e pode ser completado com o nome da empresa, com o slogan ou mesmo com “Orgulho de ser de vendas”, por exemplo. Durante o evento os treinamentos e palestras podem ter como mote trabalhar esse sentimento de orgulho, como uma forma de motivar os vendedores e aproximá-los da marca.
2 - Vender é a solução para (quase) todos os males
Um dos lemas do palestrante de vendas Diego Maia, esse pode ser o tema de uma convenção de vendas bem sucedida. Através de seus treinamentos, podcast, livros e postagens em sites e redes sociais, Diego Maia sempre ressalta que as vendas são o mais importante em uma companhia e como todos dentro dela, não apenas o time de vendas, são responsáveis por gerar mais negócios.
Ouça o podcast inspiracional e motivacional de Diego Maia, o BóraVoar:
3 - Gente de valor
Esse é outro tema de convenção de vendas para mostrar a valorização dos funcionários da companhia. Nas atividades desse tipo de convenção o objetivo é motivar a equipe mostrando que ela é o que a empresa tem de mais valioso e que sem eles não é possível atingir as metas.
4 - O futuro das vendas (técnicas)
Treinamentos com técnicas de vendas sempre são importantes para uma convenção bem sucedida. Utilizar o futuro das vendas como tema do evento pode ser uma ótima oportunidade de trabalhar novas ferramentas, técnicas inovadoras e mudanças nas já existentes para que se adaptem ao futuro do mercado, que já chegou com a digitalização, que foi acelerada nos últimos dois anos.
5 - O novo papel do vendedor
Dentro do tema futuro de vendas, outra possibilidade é organizar uma convenção que tenha como tema o novo papel do vendedor. A digitalização não é mais o futuro, ela já é uma realidade que não irá embora, com consumidores cada vez menos dispostos a interagirem pessoalmente. Nesse tipo de evento as palestras podem ter como foco a necessidade de ser cada vez mais humano, ter o cliente no centro de tudo e como se desenvolver como um consultor.
Apontado pelo Google como o "melhor palestrante de vendas do Brasil" Diego Maia é o palestrante certo para sua convenção de vendas.
6 - Superação
Se a sua empresa passa por um momento difícil, ou precisa de um empurrão após mudanças radicais, pode usar como tema de sua convenção de vendas a superação. As atividades do evento terão como foco mostrar como superar os tempos complicados.
7 - Juntos somos mais
Esse é um tema de convenção de vendas que mostra a importância do trabalho em equipe. Seu nome pode ser complementado por palavras impactantes, como “Juntos somos mais fortes”. Pode ser uma palestra ou treinamento que revise os processos comerciais da empresa e mostre como a união do time é importante para o sucesso e para que as mudanças ocorram.
Veja alguns conteúdos sobre palestras e convenções de vendas:
8 - Encontro de vendas
Um encontro de vendas é um evento que une todo o time comercial da empresa, seja ela pequena ou uma multinacional com equipes espalhadas pelo país. Nesse tipo de convenção o palestrante contratado pela companhia falará sobre como vender mais e melhor, superar objeções e mostrará novas técnicas de vendas para os colaboradores.
9 - Apresentação de resultados
Em finais de ano as empresas podem apostar em uma convenção de vendas que apresente os resultados obtidos no período. O evento fará a explanação de quais eram os objetivos e metas e o que a equipe conseguiu atingir delas e como se chegou a esse resultado. Esse evento também deverá trazer os objetivos para o novo período, o que pode ser mantido e o que deve ser melhorado, além de contar com palestras motivacionais e treinamentos.
10 - O cliente é o centro de tudo
Uma convenção de vendas também pode ter foco no cliente. Cada vez mais exigente e com o poder nas mãos para decidir não apenas o que quer, mas como e onde quer, o consumidor deve ser o centro de tudo e uma convenção de vendas pode trabalhar com a equipe formas de fidelização, como conquistar novos consumidores, ferramentas para atendê-lo da forma como ele preferir, entre outros tópicos importantes nessa relação.
Confira mais alguns conteúdos sobre palestras e convenções de vendas:
Conheça o palestrante Diego Maia
Com essas dicas você já pode começar a procurar o próximo palestrante de vendas para agregar conhecimento e motivar sua equipe para atingir os resultados esperados. Aproveite e conheça mais sobre Diego Maia, um dos mais contratados palestrantes de vendas do país. Além do Brasil, ele é um palestrante internacional e seus treinamentos já foram realizados nos Estados Unidos, Argentina e Portugal.
Diego Maia ministra palestras sobre vendas, gestão de vendas, empreendedorismo e motivação. Atuante no mercado do conhecimento há quase 20 anos, fala sobre otimismo com muita propriedade. É o responsável pelo podcast inspiracional e motivacional BóraVoar, disponível em diversas plataformas de streaming como o Spotify e recentemente lançou seu projeto editorial Pílulas de Otimismo.
Conheça o CDPV
CDPV (Centro de Desenvolvimento do Profissional de Vendas) é uma Escola de Vendas disruptiva especializada em conteúdos, convenções, treinamentos e palestras de vendas, fundada em 2003 por Diego Maia, o palestrante de vendas mais contratado do Brasil.
O CDPV atua em todos os estados brasileiros e falamos a língua da sua equipe de vendas com soluções para cada tipo de negócio. Fale com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar sua organização.
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