A convite de Diego Maia, Rodrigo Ricco fala sobre Personalização de produtos, serviços e atendimento que entram em cena como fatores indispensáveis para atrair os clientes durante a Copa do Mundo 2022.
Novembro de 2022 – Ruas pintadas, bandeiras verde e amarelo e muita emoção. Começou o período que é paixão nacional para muitos brasileiros, a Copa do Mundo.
De acordo com a FIFA, estima-se uma audiência de cerca de 5 bilhões de pessoas para a edição de 2022 em todo o mundo.
Com isto, o varejo pode esperar um aumento considerável na procura por itens que fazem parte do cotidiano do torcedor nesta temporada. Uma pesquisa realizada pela Nielsen em parceria com a Toluna sobre intenção de compra, ressalta a influência do Mundial de Clubes durante a Black Friday, visto que 65% dos entrevistados se interessam por futebol.
“Aqui no Brasil, o futebol, especialmente a Copa do Mundo, mexe muito com a emoção das pessoas. Por isso, as marcas que conseguirem conectar este sentimento com seu discurso e propósito vão conquistar os consumidores se destacar perante ao concorrente”, destaca Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk.
Personalização de produtos e serviços
Este é o principal recurso utilizado pelas marcas durante o maior evento de futebol do mundo. A personalização pode ser feita por meio de campanhas temáticas, com descontos especiais voltados para um mix de produtos que se relacionem com a Copa, por exemplo. “Um estudo da Globo mostra que roupas, acessórios e TVs são os itens mais almejados pelos consumidores que irão acompanhar os jogos este ano. Outro ponto importante é a personalização. Para entrar no clima de copa, seja no e-commerce ou na loja física, é possível apostar em decorações com cores do país, banners, além de descontos e mensagens personalizadas”, comenta Ricco. Uso de redes sociais de forma estratégica
Ricco afirma que para atrair a atenção dos consumidores é preciso preparar um planejamento para as comunicações no site e nas redes sociais. “Além das cores, desafie os seguidores com enquetes sobre os atletas e promova conteúdo informativo. A Copa do Mundo é um momento importante na cultura do país, logo, lançar mão de uma roupagem temática nos canais de comunicação potencializa as chances de aumentar a visibilidade da empresa”, completa.
Cupons de desconto e ofertas especiais
Todo consumidor gosta de saber que está economizando ao realizar suas compras. “As empresas podem – e devem – aproveitar a oportunidade para lançar descontos comemorativos com prazo limitado, o que gera a sensação de urgência de compra. Cupons especiais e promoções relacionados aos resultados dos principais jogos, como por exemplo, leve 7 e pague 1, podem entrar em cena nos dias de jogo”, destaca Rodrigo referindo-se a derrota do Brasil por 7 a 1 pela seleção alemã em 2014. Experiência do cliente
Se uma década atrás, o consumidor usava no máximo um ou dois canais para se comunicar com as empresas, hoje a realidade é outra.
“O cliente agora está presente em cerca de quatro canais digitais.
Ou seja, eu não posso deixar meu consumidor esperando porque ele optou usar chat do site ou escolheu o WhatsApp para realizar uma compra. Hoje em dia, graças à tecnologia, existem plataformas de atendimento que auxiliam nesta atividade ao centralizar todos os canais em um só lugar. Assim, é possível estar presente onde o consumidor prefere , usando dados em tempo real para fazer um atendimento pertinente e aumentar a satisfação dos consumidores”, finaliza o executivo.
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CDPV (Centro de Desenvolvimento do Profissional de Vendas) é uma Escola de Vendas disruptiva especializada em conteúdos, convenções, treinamentos e palestras de vendas, fundada em 2003 por Diego Maia, o palestrante de vendas mais contratado do Brasil.
O CDPV é o mantenedor da Academia de Vendas, a maior comunidade de vendas e gestão de vendas do Brasil.
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