O surto de Coronavírus adicionou mais desafios para as empresas e manter o ânimo é um dos principais
O período talvez tenha diminuído a motivação de muitos empresários. Uma pandemia que se alastra por todo mundo é mais que o suficiente para mudar todas as ideias já estabelecidas. Se possuía uma estratégia antes da eclosão do vírus, é provável que a tenha mudado.
Imaginando que essa situação iria se estender (mesmo depois de uma vacina) e que os negócios em nenhum momento puderam de fato parar, alguns questionamentos surgiram. Afinal, como se manter firme em meio a isso? Como fazer para que os profissionais que trabalham em uma empresa estejam preparados para viver a situação?
E minha equipe de vendas? Como vender em meio a crise? Bem, apesar da realidade não estar tão a favor, ainda existem formas de trabalhar de maneira eficiente! Vamos aqui dar ênfase a diversos pensamentos e ideias que podem ajudar empresários a se manter firmes e levar seus funcionários rumo a um novo mercado.
Uma palestra de vendas?
Realmente, muitos não acreditam na eficácia desse evento perante a uma pandemia que diminuiu drasticamente as vendas de muitos setores. Mas é exatamente por isso que se deve elaborar ocasiões que tenham o objetivo de melhorar esse lado.
Uma convenção de vendas, por exemplo, é uma ferramenta poderosa no momento. Uma palestra, por sua vez, é uma maneira clara de estabelecer novos padrões, mas como?
Se já viu alguma palestra deve saber que geralmente se contrata alguém para executar a função de auxiliar seus funcionários na hora das vendas. Durante a pandemia isso continuou acontecendo exatamente por gerar bons resultados.
Um dos palestrantes de vendas mais contratados, Diego Maia, começou a trabalhar com a relação de empresas durante o período de pandemia. Atualmente até mesmo em seu canal no Youtube se encontram vídeos que auxiliam tanto os vendedores como empresários.
São conteúdos relacionados a trabalhar em casa, melhorar as vendas durante o período, motivacionais e afins. Talvez seja por isso que a cada dia mais se encontra pessoas motivadas e com esperança para o fim desse período. Essas palestras de fato oferecem maior visibilidade da situação para os mais diversos setores de uma empresa.
A visibilidade
E por falar nela, porque não aproveitar e mesclar a situação ao contexto profissional? Imagina-se que todo funcionário deseje ter um crescimento de acordo com o tempo que passa fazendo parte de uma marca. Não apenas um crescimento como profissional, mas até mesmo nos cargos da instituição em que está.
E como continuar oferecendo isso para a equipe de vendas em meio a uma pandemia? Alguns dos passos que podem ser tomados são:
Ser otimista, mostrar que a empresa ainda pode crescer, nunca se dê por vencido;
Oferecer oportunidades verdadeiras, não apenas promessas;
Incentivar com benefícios, financeiros ou não;
Mostrar novas metas e buscar alcançar os melhores resultados. Quando chegar no ponto que deseja, compartilhe com todos as conquistas;
Seja perspicaz e lide com as adversidades;
Tente não demitir.
Apesar de alguns itens não serem tão fáceis de seguir no momento, com certeza fazendo com que essas práticas ocorram é possível ter uma visão futura de uma empresa sobre qualquer mercado. E o melhor, essa visão é passada para os profissionais que nela estão!
Em busca do novo
Apesar de não ser o melhor momento para desenvolver estratégias, o fato é que a pandemia também trouxe diversas oportunidades de mudanças, principalmente quando o rumo é tecnológico.
Todo mundo sabe da importância que a tecnologia possui em um processo de vendas. Atualmente é possível negociar um produto utilizando um simples chat, através de e-mails e redes sociais. Essa busca por algo novo tenta mostrar a todos que estão envolvidos com a marca as possibilidades de crescimento, considerando a realidade vivida.
Mostrar que a marca partiu para um patamar mais “adequado” às necessidades é uma maneira eficiente de trabalhar com os indivíduos na empresa. O processo pode ser feito da seguinte maneira:
Disserte sobre as novas ferramentas que serão incluídas;
Mostre casos de sucesso e como essa estratégia pode funcionar nessa realidade;
Destaque os resultados positivos. Se possível, recompense a equipe por alcançá-los;
Seja transparente com as tentativas;
Faça todos conhecerem possíveis acréscimos tecnológicos que a empresa pode alcançar e como isso aumentará a receita.
Investir no ambiente de trabalho
Com certeza não pode faltar um bom investimento no local em que seus funcionários estão. Isso assegura que nenhuma parte será prejudicada. Ninguém está preparado para perder o emprego, menos ainda para se contaminar com o vírus.
Aqueles profissionais que não podem trabalhar em Home Office devem possuir uma nova estrutura física, regras que garantam que estarão seguros. Dependendo do que for implementado, a empresa pode até mesmo ficar famosa no mercado por conta disso!
Definitivamente deve fazer parte de sua estratégia. É um cuidado trivial nesse momento, as pessoas estão com medo e o mercado a cada dia reconhece que esses cuidados devem ser incorporados a qualquer custo!
Concluindo os pensamentos
Depois dessas informações, provavelmente estará mais preparado para lidar com os profissionais da sua empresa. A palavra que sempre deve ficar destacada é “motivação”, é disso que os funcionários mais necessitam no momento. Motivar é trazer novamente a sua equipe para o jogo, mostrar que estratégias ainda podem ser eficazes e que o comprometimento de todos é necessário para tal.
Talvez a melhor estratégia para deixar tudo mais claro possível é utilizar um palestrante de vendas que de fato esteja interessado na sua marca e, evidentemente, em ensinar e motivar profissionais em meio a uma pandemia. Para um empresário é complicado fazer isso, ter uma ajuda pode melhorar bastante a realidade.
Independentemente do que desejar fazer para conseguir uma motivação efetiva dos profissionais, é fundamental que entenda a realidade e seja extremamente transparente em todos os momentos. É também uma forma de recompensar os envolvidos pelo comprometimento, afinal, o mercado não parou, empresas também não podem parar assim!
Conheça o CDPV
CDPV (Centro de Desenvolvimento do Profissional de Vendas) é uma Escola de Vendas disruptiva especializada em conteúdos, treinamentos e palestras de vendas, fundada em 2003 por Diego Maia, o palestrante de vendas mais contratado do Brasil.
Atuamos em todos os estados brasileiros e falamos a língua da sua equipe de vendas com soluções para cada tipo de negócio. Fale com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar sua organização.
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