Você conhece o funil de vendas e sabe como ele pode contribuir no sucesso da sua empresa? Entenda como essa estratégia pode ajudá-lo
Todos nós estamos vendendo a todo momento. Seja algum produto, uma ideia, uma experiência ou até o nosso tempo. Todo mundo precisa saber vender, portanto, suas técnicas precisam ser dominadas e aprimoradas constantemente.
Dessa forma, entender o funil de vendas é um elemento primordial para alcançar o sucesso e se tornar um grande vendedor. Ele representa, basicamente, a jornada do cliente desde o primeiro contato com o seu produto até o fechamento da compra.
Em suas palestras e treinamentos de vendas, o palestrante Diego Maia, ensina exatamente o que é funil de vendas e as técnicas necessárias em cada uma de suas etapas para que você consiga finalizar a venda com sucesso. Considerado um dos maiores palestrantes de vendas do Brasil, Diego Maia já realizou milhares de palestras em diversos estados brasileiros para empresas e equipes que buscam aprimorar suas habilidades e se tornarem referência em vendas.
Para que você possa entender um pouco mais sobre o funil de vendas, como dominá-lo e aplicá-lo no seu negócio para trazer resultados surpreendentes, separamos neste artigo as principais informações sobre o assunto. Confira!
Afinal, o que é funil de vendas?
Funil de vendas é a trajetória percorrida pelo usuário, desde o seu primeiro contato com o produto até concluir a compra, se tornando então, um cliente. Toda empresa tem o seu funil de vendas, independente do segmento em que atua.
Ao longo do funil, é possível identificar em qual etapa a sua empresa apresenta mais dificuldades para prosseguir e fechar a venda. Assim se torna mais fácil criar ações e estratégias específicas para cada estágio e conduzir de maneira eficiente o cliente até a conclusão da compra.
Veja quais são as etapas do funil de vendas e o que cada uma delas representa.
Jornada do cliente
Um potencial cliente, também é chamado de lead. Para criar abordagens que conduzam seu lead ao longo da jornada de maneira eficaz, é preciso saber exatamente qual é cada etapa. De uma forma geral, a jornada do cliente é formada pelo topo, meio e fundo do funil, e cada uma dessas partes significa a maturidade do lead em relação ao seu produto.
Topo do funil
O topo do funil, também chamado de ToFu, é considerado a etapa da consciência. É o primeiro contato do cliente com o produto e a possibilidade de compra. É o local que você quer atingir o maior número de leads possíveis e qualificá-los.
Através de uma análise de IPC - Perfil de Cliente Ideal, ele é repassado para a próxima etapa de vendas, aumentando sua possibilidade de fechar o negócio. Se ele não for reconhecido como um bom perfil de cliente ideal, provavelmente ele não irá adquirir seu produto, porque não é de seu interesse ou sua dor não pode ser resolvida através dele.
Fazendo essa qualificação, é possível eliminar leads não qualificados e prosseguir com os que possuem mais chances de se tornarem, de fato, um cliente.
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Meio de funil
Os leads no meio de funil já são qualificados e demonstraram maior interesse no seu produto. Trabalhá-los da maneira correta e estrategicamente é muito importante para o sucesso da venda.
Uma vez que o cliente já sabe a sua dor e reconhece o problema, é a hora do vendedor mostrar como esse produto é capaz de ajudá-lo. Eles já interagiram com o seu conteúdo e você tem de fazer demonstrações do produto, mostrar provas sociais e evidenciar ainda mais os benefícios ao adquiri-lo. Esses elementos são fundamentais para levá-los à próxima etapa.
Fundo de funil
Nessa etapa é feita a decisão de compra. São leads extremamente qualificados, que já se mostraram muito interessados no seu produto. Você precisa querer ajudar de fato o cliente e não apenas vender o seu produto. Por isso, esse é o momento de mostrar que fechar o negócio com você é o melhor pra ele.
Confira esses conteúdos:
Se você tiver realizado todas as etapas do funil de vendas até aqui, qualificando e criando uma relação de confiança, o lead conseguirá entender que a melhor solução para sua dor, é o seu produto, e então, ele fechará o negócio e se tornará um cliente.
Claro que essa foi uma explicação simples de como funciona um funil de vendas, mas com ela você já consegue entender melhor sobre o assunto e aplicá-la para conseguir melhores resultados.
Quais os benefícios do funil de vendas
Os benefícios do funil de vendas para sua empresa são inúmeros. Confira abaixo os principais deles:
Aumenta a produtividade;
Previsibilidade de resultados;
Otimiza a gestão;
Aumenta o aproveitamento de atividades;
Feedback úteis em relação ao produto;
Aperfeiçoamento de estratégias;
Identificar os pontos fracos da empresa na jornada do cliente e ajustá-las;
Diminuição da perda de oportunidade de vendas.
Os resultados da aplicação do funil de vendas são realmente incríveis. Uma estratégia inteligente e direcionada pode alavancar os rendimentos do seu negócio, atraindo os leads certos a cada etapa do funil.
Em suas palestras e treinamentos de vendas, Diego Maia faz uma análise profunda sobre todo esse processo e ensina técnicas eficientes e modernas para serem aplicadas de forma eficaz.
Dominar o processo de vendas exige prática e aperfeiçoamento constante, por isso, investir em treinamento e palestras sobre o assunto, pode ser uma solução para alcançar o sucesso. O funil de venda é só uma entre tantas outras disponíveis. Para saber mais sobre o assunto, continue acompanhando nossos posts.
Diego Maia é o palestrante de vendas mais contratado do Brasil. Com 6 livros publicados, atua no mercado de palestras e treinamentos de vendas desde 2003. Apresenta o BóraVoar, programa que está no ar em diversas emissoras de rádio como Antena 1 (103,7 FM Rio de Janeiro) e Mais Brasil News (101,7 FM Brasília). O programa também é publicado diariamente em todos os aplicativos de podcasts.
Confira uma edição do podcast BóraVoar, comandado por Diego Maia:
Conheça o CDPV
CDPV (Centro de Desenvolvimento do Profissional de Vendas) é uma Escola de Vendas disruptiva especializada em conteúdos, treinamentos e palestras de vendas, fundada em 2003 por Diego Maia, o palestrante de vendas mais contratado do Brasil.
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