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A importância e força das redes sociais no varejo

Com a pandemia e o distanciamento social, relevância das mídias digitais no mercado de vendas se tornou fundamental


Vendas pelas redes sociais

Uma das táticas mais importantes para que um negócio tenha sucesso no setor do varejo é observar os padrões de comportamento de seu público alvo. E uma das maiores tendências do mundo contemporâneo é a utilização de redes sociais durante todo o dia, tanto para consultas, pesquisas, e principalmente para a relação com outras pessoas.

Esse tipo de comportamento ganhou uma força substancialmente maior durante a pandemia, que teve como uma das principais medidas o isolamento social. Ou seja, a internet e as redes se tornaram um ambiente de apoio para que as pessoas se sentissem "acolhidas".


Outra questão que precisa ser apontada como argumento para a importância das redes sociais em campanhas de empreendimentos é o fato de que o último ano se mostrou extremamente desafiador para grande parte dos lojistas. Com seus clientes não podendo sair de casa, uma das únicas saídas foi a atualização e adaptação de seus serviços, por meio da inclusão digital.


Logo, é inegável a importância de um serviço de varejo que soma suas ações mais tradicionais à estratégias voltadas para o online.


O acolhimento do cliente por meio das redes sociais


É importante lembrar que o mundo digital é extremamente mutável, e que suas tendências são frequentemente atualizadas, para uma melhor experiência dos usuários. Quando o assunto é a presença de marcas e empreendimentos dentro de redes sociais, o simples anúncio dos produtos e serviços, ou até mesmo a opção de compra e contratação online já não são mais suficientes.


O momento exige, como explicado anteriormente, o acolhimento do cliente e a humanização de campanhas. Sendo assim, é fundamental que os responsáveis pelo online estejam atentos ao que é discutido nas redes, as demandas e desejos do consumidor.


O fato é que muitas empresas, inclusive grandes marcas, não fecharam ou faliram graças à decisão de investimento em redes sociais. O público anseia por essa inclusão, e necessita ser ouvido.



Como trabalhar com as redes sociais no varejo?


Aqui é a hora de explicar a você que o trabalho com as redes sociais requer muito estudo, pesquisa e análise de público. Erroneamente, muitas pessoas associam a "informalidade" das mídias online com uma possível "facilidade" de trabalhar com seus recursos.


É necessário que você esteja sempre atento às novas tendências, aos desejos do público, e faça muita interação, para maior visualização. Assim como o mundo do varejo mais tradicional é extremamente concorrido, o cenário online requer inovação perante os concorrentes. Por isso, a criatividade é um ponto-chave para o sucesso com as mídias sociais!


O recomendado aqui é o investimento em especialistas para integrar sua equipe, ou até mesmo empresas e agências voltadas apenas para esse tipo de serviço, e que vão garantir atenção integral às suas redes.


Entre as maiores redes sociais, e as de maior visualização do público estão:

  • Instagram;

  • Facebook;

  • LinkedIn;

  • Twitter;

  • Youtube;

  • Pinterest, Youtube Community, Whatsapp e Telegram podem ser interessantes dependendo do segmento do seu negócio.

Lembrando que cada rede social possui uma linguagem e regras próprias. Por isso, se mantenha atualizado das métricas e tendências de cada uma. É importante também reforçar que o investimento no serviço de marketing digital e social media precisam ser feitos com cuidado. Valorize o trabalho de quem cuidará de suas mídias sociais! Entendendo a importância do online, sua loja certamente terá retornos.


Investimentos em "braços" e complementos do serviço de mídias sociais


Trabalhar com redes sociais pode trazer retornos muito claros para seu empreendimento, principalmente quando você trabalha com vendas e serviços online. Ainda mais em um momento de isolamento social e quarentenas, é fundamental que você, além de separar uma verba para as redes sociais e o marketing digital, desenvolva planos de logística.


Pessoas procuraram seus produtos, e nesses casos, entender as demandas de seus clientes é essencial! Já deu para perceber que o trabalho com redes sociais é complexo, certo? Mas todo esse esforço traz muitos resultados para seu empreendimento. Ainda mais no momento que estamos vivendo.


Não deixe de pesquisar novos métodos para consolidar a presença de sua empresa nas mídias sociais. Atualize-se!


*Luciana Gama Penteado, Gerente de Marketing na Localoo, atualmente atua em Paris para o mercado brasileiro.


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