Ely Mizrahi comenta que setor deverá passar por uma reinvenção para trabalhar de forma mais eficiente
Apesar do grande baque que sofreu durante a pandemia de Covid-19, as entidades ligadas ao setor de food service estão otimistas para a recuperação do segmento. É o caso do Instituto Food Service Brasil (IFB), que foi representado na segunda parte da edição especial do podcast BóraVoar sobre o segmento por seu presidente, Ely Mizrahi.
Mizrahi destacou na entrevista para o palestrante de vendas mais contratado do Brasil, Diego Maia, que o avanço do processo de vacinação contra a Covid-19 tende a acelerar o retorno do consumidor. Na conversa ele também falou sobre sua visão dos impactos da crise, além de como o aumento da inflação sobre os alimentos afeta os estabelecimentos e como será importante a reinvenção do setor. Confira.
“O setor vai ter que se reinventar, vai ter que buscar ser mais eficiente.” Ely Mizrahi
Diego Maia - A crise gerada a partir da pandemia transformou todo o setor, toda a cadeia de valor de todo, o ecossistema de fornecedores. São duas perguntas que eu quero te fazer: existe luz no fim do túnel e que análise você faz sobre esse momento?
Ely Mizrahi - Contribuindo com a minha perspectiva, sem dúvida nenhuma o setor foi bastante impactado. Em função principalmente da questão dos protocolos que foram estabelecidos, as restrições de abertura e fechamento e capacidade de atendimento. Isso obviamente muda a dinâmica do setor, a dinâmica do modelo de negócio. Mais recentemente você tem um impacto adicional da inflação de alimentos, que vem sendo muito forte. Esse ônus começa a ser repassado ao setor. O setor vai ter que se reinventar, vai ter que buscar ser mais eficiente, trabalhar dentro de uma modelo talvez mais voltado para um atendimento com diferentes modelos de canais, onde o delivery foi uma solução no passado e vai continuar tendo uma importância relevante.
Diego Maia - Ely, como é que você está enxergando a retomada do setor de food service? Quais são suas expectativas para o futuro próximo?
Ely Mizrahi - Isso tudo, obviamente, com o avanço do processo de vacinação, tende a acelerar o retorno do consumo no setor. A gente acredita que esse patamar atual de 28% em relação a 2019 tende a diminuir gradativamente. Mas a partir de 2022 é que a gente acredita que a gente volte ao patamar de 2019. Com esse cenário de vacinação praticamente completa, um novo comportamento do consumidor, estando mais presente no dia a dia fora de casa, podendo voltar aos escritórios, enfim esses processos, essas variáveis todas tendem a contribuir para a retomada do setor.
Você pode conferir mais entrevistas exclusivas no Portal CDPV e ouvi-las no podcast BóraVoar no seu navegador ou na sua plataforma de streaming preferida, como o Spotify, por exemplo.
Sobre o Diego Maia
Diego Maia é o palestrante de vendas mais contratado do Brasil. Com 6 livros publicados, atua no mercado de palestras e treinamentos de vendas desde 2003. Apresenta o BóraVoar, programa que está no ar em diversas emissoras de rádio como Antena 1 (103,7 FM Rio de Janeiro) e Mais Brasil News (101,7 FM Brasília). O programa também é publicado diariamente em todos os aplicativos de podcasts.
Diego Maia é CEO do CDPV (Centro de Desenvolvimento do Profissional de Vendas), escola de vendas pioneira no Brasil, especializada em treinamentos de vendas presenciais e online.
Commentaires